segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Primeiro Dia de Aula

Ia deixar esse post só para o final do mês, já que meu pequeno começa na escolinha só em Setembro, mas em homenagem a Camille (@PampersBrasil) e, a ajuda "coincidente" da matéria da capa da Revista Crescer de Julho/2011 para me inspirar ainda mais, vou falar sobre a expectativa criada pelos pais sobre o primeiro dia dos pimpolhos na escolinha ou creche.
A matéria da revista fala sobre a escolha do lugar "ideal" para que nossos filhos comecem suas atividades pedagógicas, mas acredito que nossas angústias já comecem aí. 
Faz uns três meses que escolhi a escolinha... por sorte, não precisei procurar tanto assim, mas fiquei com medo de não encontrar uma boa alternativa, já que a opção encontrada foi a última a ser visitada.
Espero que realmente tenha acertado na escolha.
A Camille citou no Twitter: "Até que enfim: filhotes matriculados na escola! Quarta estarei lá na adaptação! Alguma dica, mamães?!", acho que na primeira parte de sua manifestação, o alívio do encontro de um lugar para os filhotes, por que não, por também ter encontrado uma atividade direcionada e educativa pra eles... acertei?? Já na segunda parte... acho que mãe é tudo igual mesmo, mas as doses são diferentes nas preocupações e expectativas... ou não? Tenho quase certeza que meu pequeno vai gostar tanto daquela bagunça de brinquedos, tias, amiguinhos, que nem vai lembrar que tem mãe e pai. Porém tenho medos, que não são poucos. Medo que fique doente logo na primeira semana de aula (sempre ouço que isso é INEVITÁVEL, ui!!!), que a "tia" se distraída e ele leve algum tombo grave, que coloque coisas cheias de sujeira e bactérias na boca (isso também é INEVITÁVEL), que dê trabalho para comer, já que em 95% das refeições, eu que o alimento. Enfim, medos são muitos e já estou colocando na minha cabeça que sempre existirão e, a medida que ele for crescendo, os medos crescem juntos. Cabe a nós, pais e mães, não passar esse medo para eles e, sim mostrar as opções de caminhos a serem seguidos, apoiá-los na escolha e sempre estar por perto, não caminhando por eles, mas sim com eles. E isso começa desde o dia que eles vieram ao mundo, mas que só nos damos conta no primeiro dia de aula, onde notamos que não existe mais um cordão umbilical, mesmo que seja o invisível.
Pois é Camille, força e alegria no primeiro dia das crianças, hein? Não deixe os pequenos notarem sua ansiedade. Na hora de deixá-los "pra valer", se esconda por 5 ou 10 minutos atrás de uma parede ou coluna... rs. Depois, respire fundo e deixe-os e, em direção a saída, vá tentando lembrar de como foi o SEU primeiro dia de aula (tenho certeza que isso irá fazer você relaxar um pouco e até sorrir lembrando de algo engraçado).
Isso não é só pra Camille, e sim pra todos os pais que estão passando por essa nova etapa no crescimento de todos da família.
Enquanto isso, vou me acostumando psicologicamente até Setembro... rs).   

2 comentários:

  1. Olá,

    Primeiramente parabéns pelo blog, e fiquei feliz em ser sua PRIMEIRA seguidora!!!
    Lendo essa postagem me lembrei do primeiro dia de aula do meu filho, ele tinha 1 aninho e 11 meses ( hoje ele está com 3 e 5 meses). Passei quase um mês para ele poder se adaptar, não só ele, como eu também! Não foi fácil, mas vencemos!
    Desejo que tudo dê certo para vocês também!!

    Beijão e voltarei aqui sempre!!!

    ...Seja bem vinda a blogsfera!!!...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Minéia pelo elogio e, principalmente, pelo apoio.
    Como disse, estou me preparando para esse grande passo do meu pequeno, mas tenho certeza q dará tudo certo.
    Bjus e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir