segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Trocar ou não trocar de pediatra?! Eis a questão!

Há vários meses (uns 6 pelo menos) insisto em permanecer com a mesma pediatra, indo ao contrário da opinião do meu marido, que sempre depois das consultas mensais diz: "Viu? Ela nem examina o menino direito, parece que tem medo!".
O limite de minha confiança, tolerância e até fidelidade à pediatra do meu pequeno está ultrapassado... em vários momentos e por vários motivos.
Meu pequeno anda com uma tosse irritante que o ataca durante o sono da noite. Ele tem dormido tão mal que dá para perceber as olheiras. Liguei por três dias seguidos para a tal pediatra. Você acha que ela atendeu??? Claro que não. Mas o pior não é o fato de não atender, mas sim de não retornar em um outro momento, quando fosse conveniente para tal pessoa tão ocupada.
Poxa... os médicos não fazem aquele juramento lindo, cheio de cuidados e atenções para os seus pacientes??? No caso dos pediatras, esse juramento tem um peso muito maior, afinal seus pacientes (não tão pacientes assim), são serzinhos que não sabem se defender, com o organismo ainda bastante sensível e com pais assustados, sem saber o que fazer, se é grave ou se é xilique, se pode dar o xarope da última consulta ou se o caso é outro.
Pior que essa não foi minha primeira opção de profissional (se é que pode chama-la assim). Já marquei com outra para a consulta do mês que vem, e é uma colega de clínica da mesma. Só espero que ela nos veja lá, mas não em sua agenda tão cheia e se dê conta do porque não ter mais o meu pequeno em sua lista de pacientes impacientes.
A gente acaba se apegando ao médico, mesmo só o vendo uma vez por mês. É ele quem pode dar uma solução, passar tranquilidade aos pais, sabe o histórico do seu filho, etc.
Mas como se diz por aí: "É a vida". Vamos exercitar o desapego e "partir pra outra".
Tomara que acertemos na próxima, pois estar a procura de alguém a quem confiar a saúde do seu filho não é bom para pai e mãe nenhum, muito menos para a criança. E sempre vai ficando cada vez mais difícil acreditar e confiar em algum outro.
Desculpem o desabafo, mas não consigo entender porque essas pessoas escolheram essa profissão e, tão pouco, essa especialidade.
Só nos resta pedir a Deus para conceder saúde aos nossos pequenos, porque de pediatra estamos bem mal servidos.

5 comentários:

  1. Eu levava a malu em um pediatra, até a Malu não adoecer tudo bem, exames de rotina ele fazia. Mas um dia ela apareceu com uma febre e chorava muito. Quase todos os dias estava no consultório e ele só enchendo Malu de remédios e nenhuma solução. Teve um dia que fui numa sexta e ele disse: vou passar esse exame você faz e vou passar logo o remédio amanhã é sabado e estarei na praia e dei um sorriso irônico.
    Depois dessa cansei. Procurei outra ótima que rapidamente descobriu que Malu choracva por infecção no ouvido, passou um remédio só e malu melhorou. Ela é super atenciosa , e sempre retorna a ligação.
    acho que você faz bem em procurar outra.
    Bjs
    Passa lá no blog www.minhavidacommaluh.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é Carina... sempre é um transtorno, né?
    Beijos e tô indo lá no blog.

    ResponderExcluir
  3. Olha só o tal juramento que achei na internet...
    "A Declaração de Genebra da Associação Médica Mundial - 1948, a mais antiga e conhecida de todas, tem sido utilizada em vários países na solenidade de recepção aos novos médicos inscritos na respectiva Ordem ou Conselho de Medicina. A versão clássica em língua portuguesa tem a seguinte redação:
    "Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade.
    Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão.
    Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade.
    A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação.
    Respeitarei os segredos a mim confiados.
    Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão
    médica.
    Meus colegas serão meus irmãos.
    Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes.
    Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza.
    Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra.""
    Fonte: http://www.portaldafamilia.org/datas/medico/med003.shtml

    ResponderExcluir
  4. Minha querida, mude sem peso na consciência, não se sentiu bem , o que ela receitou não adiantou nada?, Então não se martiriza, eu já passei por isso, tenho a que eu adoro, mais ocorreu uma mudança de posto e tive de trocar, essa nova é boa e me sinto bem ,mais se eu não gostasse ia bater o pé e voltar pra Bia minha querida pediatra, hihi, então amiga tem de ver o que é melhor pro seu bebê, um beijo

    ResponderExcluir
  5. Ah... TROQUEI!!! E... ADORAMOS a nova pediatra (graças a Deus)!!!
    É isso aí, tem q trocar mesmo... afinal, o pequeno em primeiríssimo lugar!
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir